Como donos de cães amorosos, estamos sempre cuidando de nossos preciosos caninos e, às vezes, podemos nos preocupar demais com o apetite deles sem uma boa razão. Mas quando é demais? Nossos amigos peludos podem parecer crescer rápido demais, o que torna um desafio acompanhar seu crescimento e as mudanças nas preferências alimentares. Se o seu querido cãozinho não está comendo, mas ainda bebe água regularmente, há motivo para preocupação? Falaremos sobre os motivos comuns para esse comportamento, quando você deve procurar ajuda e como funcionam as papilas gustativas dos cães.
Como é o paladar do seu cão?
Os cães têm os mesmos tipos de papilas gustativas que os humanos, com um acréscimo. Os cães também têm papilas específicas para captar água. Estranho, não é? Eles têm cerca de 1.700 papilas gustativas, enquanto os humanos têm cerca de 9.000. De acordo com a recente publicação da JSM Central, nossos amigos peludos podem detectar:
- Doce - Alimentos como morangos e mirtilos são ótimos para eles;
- Azedo - Alimentos como limão não farão com que seu cão o ame mais;
- Amargo - Qualquer coisa com sabor amargo não deve ser ingerida e seu cão sabe disso;
- Umami - geralmente é descrito como "salgado/carne" e os cães adoram esse sabor;
- Salgado - Alimentos com baixo teor de sódio devem ser preferidos por motivos de segurança;
- Água - Sim, você leu corretamente. Os cães têm papilas gustativas separadas para a água!
Se você adotou recentemente um filhote de cachorro ou um cão adolescente, talvez queira ler os artigos relacionados abaixo:
- Quando os filhotes podem comer comida enlatada?
- Nutrição canina com óleo de peixe e ômega-3
- Qual é a água potável certa para seus animais?
Razões comuns para os cães não se alimentarem adequadamente
Há muitas razões para que um cão não coma e beba apenas água. Temos de ser observadores e analisar a situação cuidadosamente antes de correr para o veterinário mais próximo. Às vezes, nossos cães são apenas exigentes e, às vezes, precisamos procurar ajuda veterinária. Esperamos que este artigo o ajude a tomar a decisão certa sobre como proceder.
Desenvolvimento físico
À medida que seu cão amadurece, desde filhote até a idade adulta, o paladar dele muda. Primeiro, ele se acostuma com o leite materno e, mais tarde, o veterinário pode aconselhá-lo a começar a dar comida úmida. Além disso, os cães passam por muitas mudanças hormonais e físicas durante a transição para a adolescência (4 meses a 6 meses). Os cães mais velhos têm o paladar e o olfato atenuados, o que pode afetar o apetite.
Assim como nós, nossos cães preferem novidades em sua praça de alimentação. Uma pesquisa interessante intitulada "Food Preferences in Dogs" (Preferências alimentares em cães) (disponível na National Library of Medicine) aponta que algumas raças são propensas a preferir determinados tipos de alimentos. Talvez você não se surpreenda ao saber que cães de focinho curto, como os Pugs, preferem alimentos com cheiro mais forte.
Às vezes, os donos de cães podem achar que seus cães mudaram suas preferências alimentares da noite para o dia. Isso não é incomum! Seu amigo peludo pode ter literalmente acordado com um novo hardware que você precisa acomodar com uma nova dieta. Experimente novos tipos de alimentos e consulte seu veterinário sobre a melhor maneira de agir. Oferecemos alguns conselhos dietéticos aqui:
Alimentação exigente
Alguns cães adolescentes podem se tornar exigentes, especialmente se tiverem recebido muitos petiscos ou restos de comida. Mimar seu cãozinho com vários petiscos e delícias gastronômicas pode parecer uma boa ideia, mas cuidado para não elevar demais o nível e transformá-lo em um entusiasta gourmet.
É importante manter um horário para comer e não mimar seu cão. Procure alimentos de alta qualidade em sua loja local e certifique-se de que tenham baixo teor de sódio. Às vezes, os cães exigentes podem precisar de tempo para se adaptar a um novo tipo de ração ou alimento. Às vezes, é uma batalha de vontades , nas palavras do Dr. Sammy.
Estresse ou ansiedade
Se o seu cão passou recentemente por uma cirurgia ou sofreu um trauma, ele pode aceitar apenas petiscos de alto valor e comer pouco ou nada da tigela de comida normal. Você deve dar ao seu cão tempo para se recuperar, certificar-se de que ele tenha espaço e tranquilidade para si mesmo e tentar passar mais tempo com ele. A mudança temporária no apetite deve passar em 2 a 3 dias. Se isso não acontecer, consulte o veterinário.
Quando você deve procurar ajuda?
As razões médicas pelas quais seu cão só bebe água e não come incluem: problemas dentários, problemas gastrointestinais, doenças crônicas e dor (episódica e prolongada). Exames regulares de saúde feitos pelo veterinário permitem que você fique por dentro de tudo e tome medidas preventivas.
Problemas dentários
Dor de dente, infecções na gengiva ou dentes quebrados podem tornar a mastigação dolorosa. Isso pode fazer com que seu cão evite ração e prefira apenas alimentos úmidos. Além disso, seu cão pode ter aversão ao contato físico próximo à boca. A dor nos dentes também pode fazer com que seu cão passe mais tempo deitado e choramingando.
De acordo com o PetMD, raças como Yorkies, Collies, Chihuahuas e Boxers são propensas a problemas dentários devido ao fato de seus dentes não terem espaço para se formar. Você deve saber que apenas as raças pequenas são propensas a problemas dentários. Por exemplo, os Labradores geralmente apresentam dentes desgastados e quebrados devido à sua propensão a morder objetos.
Problemas gastrointestinais e doenças sistêmicas
Os cães que sofrem de infecção bacteriana/viral, inchaço, câncer do sistema digestivo e úlceras geralmente têm problemas com uma dieta canina regular. É importante consultar seu veterinário sobre os melhores alimentos para cães com problemas gastrointestinais. Distúrbios estomacais, infecções, parasitas ou bloqueios podem causar náusea, perda de apetite e letargia.
É especialmente importante estar ciente do impacto que a medicação pode ter sobre o comportamento, o apetite e os níveis de energia de seu cão. Doenças renais, doenças hepáticas, infecções e até mesmo câncer podem levar à diminuição do apetite. Mantenha-se informado com seu veterinário sobre o programa de tratamento para seu cão.
A obstrução intestinal em cães, também conhecida como bloqueio gastrointestinal, é um problema canino comum, ainda mais em filhotes que gostam muito de explorar o ambiente. Os cães são naturalmente curiosos e muitos deles têm o desejo de comer ou mastigar quase tudo. Fique atento e certifique-se de treinar seu cão com o comando "Deixe isso/ Largue isso" para ter a chance de evitar que ele ingira objetos nocivos.
Dor e infecções
Você deve monitorar de perto as orelhas do seu cão, pois elas são uma área comum para o desenvolvimento de infecções. De acordo com uma pesquisa do Royal Veterinary College do Reino Unido, as raças com maior risco de infecções de ouvido incluem Basset Hound, Shar Pei Chinês, Labradoodle, Beagle, Golden Retriever, Poodle e Spaniel.
Outro problema de saúde grave que pode impedir que seu cão se alimente adequadamente é a artrite. Essa é uma condição de saúde grave que muitoscães idosos desenvolvem com a idade. Suas articulações ficam doloridas e os movimentos se tornam dolorosos. Seus níveis de energia caem e eles ficam menos dispostos a brincar ou até mesmo a ir ao banheiro. Há várias coisas que seu veterinário pode recomendar para ajudar. Infelizmente, essa condição é crônica e, como o American Kennel Club aponta, só podemos oferecer ajuda com a dor.
Recomendamos que você interaja com seu animal de estimação após os passeios e faça uma leve massagem para garantir que ele não tenha uma lesão física. A escovação regular com uma escova de pelos, escova de dentes, almofadas de algodão macio e óleo de camomila pode melhorar muito a saúde e o conforto do seu cão. Se quiser melhorar a higiene do seu cão, consulte a "PawsInTheBath".
Conclusão
Tente oferecer uma dieta leve, como frango cozido e arroz, se o seu cão estiver com dor de estômago e não estiver animado para a refeição. Aquecer a comida pode melhorar seu aroma e torná-la mais atraente. Alguns cães preferem comida úmida e outros adoram uma mistura de comida de gato, ração e vegetais. Evite dar petiscos com muita frequência e em grande quantidade para torná-los mais atraentes. Se estiver procurando mais informações científicas sobre a nutrição de cães, leia a publicação "Dietary nutrient profiles of wild wolves: insights for optimal dog nutrition?