Animais de serviço - apoio leal, companheiros amorosos, equipamentos médicos... Podemos descrever esses cães incríveis de várias maneiras, mas, independentemente da expressão específica, há uma coisa que é inegável: a ajuda deles é inestimável!
Tornar-se um animal de serviço não é uma tarefa que todo cão pode fazer. Trata-se de um longo processo que requer muito trabalho e paciência, mas também um cão que tenha o temperamento certo para se tornar um animal de serviço. Cada cão tem sua individualidade, mas certas características precisam estar presentes, como treinabilidade, vontade de agradar o dono, personalidade amigável, comportamento calmo e inteligência.
Decidimos dar uma olhada em uma raça de cães popular que também é a raça de cães de companhia número um no Japão, o Shiba Inu. Se você estiver interessado em saber mais sobre as características da raça e o potencial de seus representantes para serem treinados como animais de serviço, continue lendo.
Histórico
A raça é originária do Japão, onde seus representantes foram criados como cães de caça para abater animais. O nome da raça significa "cão de mato". Essa é a menor das seis raças de cães Spitz originárias do Japão: Shiba Inu, Kai Ken, Akita Ken, Kishū Ken, Hokkaidō Ken e Shikoku Ken. Embora o Shiba Inu seja muito parecido com outras raças de cães, como o Akita Inu, ele é diferente e não deve ser confundido.
Características físicas e tempo de vida
O Shiba Inu é uma raça de cães que pertence ao grupo não esportivo e cujos representantes são de tamanho pequeno a médio. Os machos podem atingir até 36,8 cm / 41,9 cm de altura, enquanto as fêmeas podem chegar a 34,3 cm - 39,4 cm.
Esses caninos têm pelagem dupla e sua bela pelagem está disponível em diversas variações de cores, como creme, preto e castanho, gergelim e vermelho. Alguns representantes têm marcas brancas.
Os Shiba Inus são de moderada a alta queda de pelos, que caem mais intensamente duas vezes por ano.
A expectativa de vida da raça é de 13 a 16 anos.
Temperamento
Os cães da raça Shiba Inu são conhecidos por sua natureza leal e pelo forte vínculo que desenvolvem com seus donos. Eles são carinhosos e afetuosos, o que os torna ótimos cães de família.
Uma pergunta importante que alguns de vocês podem fazer é: esses cães são bons com crianças? Eles são considerados bastante tolerantes com crianças, o que os torna ótimos companheiros para elas. Se você criar um cãozinho dessa raça desde filhote e socializá-lo adequadamente, ele poderá desenvolver um vínculo muito forte com seu filho! Os cães da raça Shiba Inu geralmente são calmos.
Além disso, eles não são de grande porte, o que também é uma vantagem em comparação com raças de cães grandes, que podem machucar uma criança pequena por acidente.
As possíveis desvantagens da coabitação entre um cão da raça Shiba Inu e uma criança podem ser causadas pela tendência desses cães de serem um pouco independentes. Alguns representantes da raça podem não ser pacientes o suficiente para tolerar o manuseio brusco ou que uma criança pegue sua comida ou seus brinquedos.
Ter uma natureza protetora e demonstrar guarda de recursos podem ser problemas comportamentais com os quais você precisará lidar.
Se o seu amigo de patas tiver uma natureza bastante independente, é fundamental que você o treine em Aspectos sociais
A tendência a ser protetor faz com que esses caninos sejam ótimos cães de guarda!
Felizmente para você, seu cão da raça Shiba Inu provavelmente será brincalhão e curioso, desfrutando de todos os jogos divertidos que você quiser fazer com ele. Como mencionado, esses cães são inteligentes, portanto, você vai gostar de brincadeiras interativas e mentalmente estimulantes com eles.
Os cães da raça Shiba Inu não são apenas brincalhões e ativos, mas também muito adaptáveis. Se você lhes der amor e estímulo mental suficientes, eles podem se sentir confortáveis vivendo em um apartamento.
Potencial de treinamento e de cão de serviço
Esses cães são muito inteligentes, leais e alertas, qualidades importantes para que um cão se torne um bom animal de serviço! Portanto, em poucas palavras, sim, eles têm o potencial de se tornarem excelentes animais de serviço.
Há um "mas"... Sua teimosia e natureza independente podem trazer muitos desafios para aqueles que não têm experiência no treinamento de cães. Se quiser ter sucesso, você precisará ter a abordagem correta em relação ao cão, iniciando o treinamento e a socialização desde cedo e sendo muito persistente.
Se você quiser treinar um Shiba Inu para o benefício de outra pessoa ou pessoas (por exemplo, como animal de terapia), podem ocorrer algumas dificuldades. Como esses cães são muito leais a seus donos e não são muito afetuosos com estranhos, é recomendável que o dono participe ativamente do treinamento. Entretanto, o papel de um animal de companhia que apóia outras pessoas não é comum para esses cães.
As pessoas que desejam treinar seus cães de estimação dessa raça como animais de serviço precisam ter muita confiança em suas habilidades e não deixar que o Shiba Inu as domine.
Gostaríamos de observar que cães da mesma raça podem apresentar características diferentes, portanto, o fato de um cão ser adequado ou não para o trabalho de cão de serviço varia de cão para cão. Se quiser descobrir se seu amigo de patas tem o temperamento necessário para se tornar um animal de serviço, você deve:
Treiná-lo consistentemente em obediência básica e monitorar seu progresso; lembre-se de não forçar o processo e dar tempo ao cão para se adaptar às tarefas que você deseja que ele execute;
- Treiná-lo regularmente; os cães que tendem a ser independentes exigem sessões de treinamento regulares e um cronograma a ser seguido;
- Socialize seu cão - comece em uma idade jovem e tente expor seu cão a vários ambientes, pessoas, situações e pontos turísticos;
-Viaje com seu cão - você pode levar seu amigo de patas para passeios regulares de carro ou no transporte público; Todas essas situações proporcionarão ao seu cão uma experiência e permitirão que ele conheça e se acostume com a presença de diferentes pessoas e animais.
O que considerar antes de adquirir um Shiba Inu?
Antes de optar por um cão dessa raça, você deve se certificar de que está pronto para ser compreensivo, paciente e persistente no treinamento.
É provável que seu amigo de patas tenha um vínculo muito forte com você, mas seja bastante tímido com estranhos.
Esses caninos geralmente são muito inteligentes e teimosos, portanto, se você estiver procurando por um cão fofinho, que fará de tudo para chamar sua atenção, esse pode não ser o cão certo para você. Os cães Shiba Inu são mais adequados para pessoas com alguma experiência em termos de criação e/ou treinamento de cães.
Você deve se certificar de que tem o tempo e a energia necessários para se envolver em um processo de treinamento.
Socialize seu cãozinho desde pequeno para evitar problemas ao interagir com outros cães ou pessoas no futuro.
Como mencionado acima, o Shiba Inu é um cão de pelagem moderada a alta, portanto, esse é um fator a ser considerado, especialmente se você ou os membros de sua família forem alérgicos a pelos de cães.
A criação e o treinamento de um Shiba Inu podem ter pontos positivos e negativos. O processo de treinamento pode ser desafiador, portanto, você precisará mostrar suas habilidades como treinador. Se estiver motivado, compreender seu cão e for paciente, você poderá ajudá-lo a passar pelo processo de treinamento e se tornar um cão de serviço incrível!