Por que meu cão lambe as orelhas de outros cães?

Aug 18,2025

Os cães costumam lamber as orelhas uns dos outros por várias razões naturais, que podem variar de vínculo social a cuidados com a pele. Esse comportamento pode servir como uma saudação amigável enraizada em seus instintos de matilha, um meio de higiene e um sinal de afeto que fortalece os laços entre eles. No entanto, lamber as orelhas em excesso pode indicar um comportamento compulsivo devido à ansiedade ou ao tédio, e é importante que os donos monitorem esse comportamento. Discutiremos os motivos comuns para os cães lamberem as orelhas e as possíveis implicações médicas no artigo abaixo.

Motivos comuns pelos quais os cães lambem as orelhas

1. Sabor atraente

Os cães podem achar o sabor da cera de ouvido atraente devido à sua combinação de salinidade e amargor. A mistura de pólen, células mortas da pele, micróbios e sujeira parece atraente para eles. Não parece haver pesquisas científicas específicas sobre se a cera de ouvido de cães é atraente para outros cães. Entretanto, sabe-se que os cães têm curiosidade sobre os odores uns dos outros, inclusive os das orelhas, como parte de seu comportamento social. Eles usam o olfato para obter informações sobre outros cães, o que pode explicar por que às vezes cheiram ou lambem as orelhas uns dos outros.

Há uma pesquisa muito interessante sobre o tema do cheiro e sua importância em um contexto social que talvez você queira conferir - "What is in a scent? Understanding the role of scent marking in social dynamics and territoriality of free-ranging dogs" ( O que há em umcheiro?Ele pode ser encontrado na Behavioral Ecology and Sociobiology, volume 79, edição 1, e você pode baixá-lo em PDF.

2. Uma saudação amigável

Os cães são animais sociais e a lambida pode ser usada como uma saudação amigável a outro cão. É comum ver cães domésticos lambendo as orelhas como um sinal de respeito e amizade, o que contribui para o vínculo social. O vínculo social entre cães é extremamente importante para o bem-estar geral e a saúde psicológica deles. Embora os cães domésticos normalmente não precisem caçar, muitos ainda exibem comportamentos cooperativos e demonstram respeito ao interagir com outros cães, seja brincando, guardando sua casa com outros cães, pastoreando o gado ou compartilhando recursos.

3. Tosa

A limpeza mútua entre caninos pode ser interpretada de várias maneiras. Uma mãe lambendo seus filhotes pode ser um sinal de amor e um esforço para mantê-los limpos. Se o seu cão estiver lambendo intensamente outro cão do grupo social dele, isso pode ser um sinal de afeto ou apenas uma tentativa de ajudar um amigo a se manter limpo. Embora os cães não se envolvam em uma limpeza vigorosa por meio de lambidas como os gatos, é comum que eles façam isso depois de uma longa caminhada ou passeio.

4. Ansiedade e separação

A lambedura obsessiva das orelhas pode ser preocupante quando seu cão dedica muita energia e tempo a essa atividade. A lambedura excessiva das orelhas pode ser causada por estresse, ansiedade e medo de separação. Como mencionado anteriormente, lamber as orelhas pode ser um sinal de afeto e, se o seu cão estiver fazendo isso em excesso, ele pode estar com medo de ser deixado sozinho. Se o seu cão passou por uma grande mudança em sua vida recentemente (como mudança para uma nova casa), ele pode lamber as orelhas de outro cão por um longo período como uma forma de se acalmar. Tente passar mais tempo com seu cão e, possivelmente, dê a ele um brinquedo novo para mantê-lo entretido e fortalecer o vínculo entre vocês.

5. Tédio

Alguns cães gostam de lamber as orelhas quando estão entediados e procuram entretenimento em outros animais. Se você tem dois animais de estimação em casa, já deve ter visto o seu cão entrar na sala e começar a lamber as orelhas do seu gato sem mais nem menos. Isso é normal e não é motivo de preocupação.

Falamos mais sobre cães lambendo coisas aqui:

Como desencorajar a lambedura excessiva das orelhas

Mantenha seu cão ocupado com brinquedos, não deixe de passear ao ar livre para que seu cão possa gastar sua energia e brinque com ele para mantê-lo mentalmente estimulado. Muitos cães gostam de corridas de agilidade, caminhadas e jogos como cabo de guerra, busca e corrida. Você também pode redirecionar o comportamento de lamber dando ao seu cão um kong com guloseimas ou um tapete para lamber, o que também pode ser ótimo para cães de serviço.Outra forma importante de desencorajar esse comportamento é certificar-se de que seu cão dedicado seja treinado e responda a comandos como Come, Heel, Stay etc.

Se você adotou um filhote recentemente e precisa começar a treiná-lo, consulte nosso artigo "Guia para iniciantes no treinamento de filhotes".

O nariz de seu amigo peludo é uma ferramenta poderosa para explorar o ambiente. Se você vir seu cão investir muito tempo lambendo as orelhas de um cão específico, isso pode ser um sinal de que o outro cão está desenvolvendo uma infecção no ouvido. Os cães têm um olfato extraordinário, capaz de detectar mudanças sutis no cheiro causadas por infecções ou outros problemas de saúde. Essa capacidade foi estudada em contextos como a detecção de câncer, como mostraa pesquisa da National Library of Medicine.

Lamber as orelhas é seguro?

Essa é uma pergunta difícil de responder. Desde que não seja excessivo, sim. Se o seu cão estiver interagindo com animais doentes ou com higiene precária, nem tanto. Tente manter seu cão longe de animais inseguros e mantenha contato com outros donos de animais cujos cães brincam com o seu. Isso deve permitir que você evite interações potencialmente inseguras.

Você precisa da ajuda de um veterinário?

Se o comportamento de lamber for obsessivo e você não conseguir parar ou redirecioná-lo, consulte um veterinário. Ele poderá ter de investigar as possíveis causas médicas. A medicinaveterinária mostra que o tratamento com antagonistas narcóticos pode ajudar a reduzir o comportamento de se lamber, se mastigar e se coçar em cães.

Consulte nosso artigo "Meu cão está constantemente se coçando e se mordendo".

O que exatamente é um "antagonista de narcóticos"? Os antagonistas de narcóticos são uma classificação de medicamentos que bloqueiam os efeitos eufóricos (e todos os outros) dos opiáceos. Exemplos de antagonistas de narcóticos incluem a naloxona, o nalmefeno e a naltrexona. A naloxona é particularmente popular por sua ação rápida em situações de emergência. Esses medicamentos são ferramentas essenciais na medicina veterinária para o controle de complicações relacionadas a opioides e para garantir a segurança dos animais em tratamento. Aplicações menos frequentes podem incluir o suporte à função cardíaca direita e o controle de comportamentos compulsivos.