Como treinar meu cão para não fugir

Sep 22,2025

Para muitos de nós, os cães são mais do que apenas animais de estimação; eles são membros queridos da família. Queremos mantê-los seguros, confortáveis e garantir que se sintam amados. Então, por que às vezes eles parecem tão dispostos a fugir?

Poucos momentos são tão emocionantes quanto perceber que o seu amigo peludo saiu correndo pela porta ou escapou da coleira. Manter seu animal de estimação seguro e ao mesmo tempo dar a ele a liberdade que deseja pode parecer um ato de equilíbrio, mas com o treinamento correto e muita prática, você pode ensinar seu amado filhote a ficar por perto e resistir ao impulso de fugir.

Trabalhe na recuperação usando uma guia longa ou uma coleira

A melhor maneira de garantir que seu amigo canino não fuja quando estiver sem coleira é começar a treiná-lo quando ele for jovem e manter a consistência. No entanto, também é possível treinar um cão adulto para que ele seja menos propenso a fugir. Você pode experimentar o exercício abaixo com seu cão.

Etapa 1 - Obtenha os melhores petiscos

O que funciona melhor?

Frango macio cozido (sem aditivos ou temperos); queijo; fígado seco (carne de porco funciona bem); e carne seca de peru (certifique-se de que tenha baixo teor de sódio).

Dicas:

Não deixe seu cão passar fome para fazer esse exercício. Possivelmente, o melhor momento para treiná-lo é antes da refeição noturna e logo após a caminhada.

Comece dentro de casa, onde há menos distrações. Isso dará ao seu cão a melhor chance de se concentrar e permanecer no caminho certo.

Etapa 2 - Afastando-se

Vire-se e afaste-se do cão (enquanto você o chama e faz o gesto). Fugir, para um cão, é como um convite para vir brincar. Combine chamar seu cão pelo nome com um sinal de linguagem corporal. Você pode acenar para o cão, bater palmas ou bater na perna. Os cães acham sinais/sons/gestos mais fáceis do que palavras.

Reaja com entusiasmo quando seu cãozinho vier até você. Use uma voz aguda para elogiá-lo e dê a ele um petisco saboroso. Os cães interpretam os tons agudos como um sinal de felicidade e empolgação. Não tenha vergonha de exagerar. Você precisa comunicar claramente ao seu cão que está muito feliz por ele ter vindo até você.

Repita a Etapa 2 dentro de casa por cerca de uma semana, pelo menos duas vezes por dia. Não deixe de brincar também, de modo que você combine o treinamento de Recall com a brincadeira. Além disso, tome cuidado para não alimentar demais seu cão.

Etapa 3 - Vá para a rua

Quando passar de dentro de casa para fora, use uma guia longa (presa a um cabresto, não à coleira). Se não tiver um cabresto, você pode usar uma guia deslizante para fazer um cabresto Figura 8.

Você deve se afastar do cão, chamá-lo e elogiá-lo como na Etapa 2. Certifique-se de que ele esteja vindo até você 100% do tempo.

A melhor maneira de fazer isso é em um quintal cercado. Se estiver morando em um prédio de apartamentos, tente encontrar uma área mais tranquila no parque local para que haja menos distrações. Uma área conveniente para treinar a Etapa 3 seria um parque para cães local, mas de preferência quando não estiver superlotado.

Etapa 4 - Prática

Treine com uma coleira longa por pelo menos um mês para ter certeza de que seu cão entende o recall antes de começar a deixá-lo andar e correr sem coleira. Você deve deixar seu amigo peludo sem coleira somente em um parque para cães e continuar treinando o Recall. Leve guloseimas saborosas e elogie bastante seu cãozinho quando ele voltar para você.

Como treinar um cão para não fugir quando estiver sem coleira

Não há como ter certeza de que um cão não fugirá quando for solto, mas podemos tentar ensiná-lo que ficar por perto é uma experiência gratificante. A maioria dos cães tende a fugir quando está entediada em casa, quando não tem oportunidade de gastar sua energia e, em alguns casos, quando está procurando uma parceira.

Se o seu cão não estiver recebendo atenção ou estímulo mental em casa, é provável que ele procure algo novo para se ocupar. Recomendamos que você passe tempo com seu amigo peludo e dê a ele novos brinquedos de tempos em tempos, pois eles adoram novidades. Talvez seja interessante comprar um tapetepara lamberpara mantê-lo mentalmente estimulado. Outra ótima maneira de mantê-lo entretido é mudar frequentemente as rotas de caminhada e permitir que ele explore os aromas ao seu redor. Brinquedos com petiscos escondidos também são uma maneira relativamente fácil de manter seu cão estimulado.

Trata-se apenas de garantir que o cão esteja entretido? Não, não se trata disso. Trata-se de construir um relacionamento com o cão e ajudá-lo a entender que ficar perto dele, respondendo a sinais vocais (e/ou sinais manuais) é benéfico para ele.

Isso não é algo que você pode conseguir em um ou três meses. Pense nisso como um projeto de longo prazo e como um relacionamento crescente com seu cão. Lembre-se de que você está tentando treinar seu cão para desenvolver o controle de impulsos e tomar a decisão certa de ficar. Juntamente com o Recall, é importante treinar também o comando Stay (Espera).

Etapa 1

Comece em uma área calma e sem distrações, onde o cão possa se concentrar totalmente em você. Sua sala de estar é o melhor lugar para começar. Escolha uma palavra ou frase, como "Fique" ou "Espere", e use-a de forma consistente. Evite mudar a sugestão vocal, pois isso confundirá seu cão.

Etapa 2

Diga ao seu cão para sentar ou deitar. Mantenha a mão estendida, com a palma voltada para o cão, enquanto dá o comando com firmeza, mas com calma. Afaste-se alguns passos do cão. Se o seu amigo peludo permanecer no local mesmo que por alguns segundos, recompense-o imediatamente com elogios, um petisco ou ambos.

Etapa 3

Repita esse processo e tente aumentar a distância entre você e o cão, bem como o tempo que o cão permanece em um local antes de você dar um petisco. Se ele se mover, leve-o calmamente de volta ao local original e tente novamente.

Etapa 4

Vá para fora e use a guia para amarrar o cão com segurança a um objeto. Ele não deve poder fugir enquanto você o treina para ficar em um só lugar. Use o comando de sua preferência, estenda a mão (com a palma voltada para o cão) e afaste-se. Novamente, tente aumentar a distância entre você e o cão. Se ele permanecer no mesmo lugar por algum tempo, elogie-o e dê-lhe um petisco. Use uma voz aguda para comunicar que você está feliz com ele.

Etapa 5

A consistência é fundamental! Sessões de treinamento curtas, mas frequentes, reforçarão o comportamento ao longo do tempo. Tente executar as etapas acima em um ambiente movimentado, como um parque no centro da cidade. Certifique-se de que seu cão tenha feito uma longa caminhada e, portanto, esteja menos propenso a brincar e interagir com outros cães ou a farejar demais. A ideia é treiná-lo para esperar em um local quando houver muitas distrações.

Como ensinar seu cão a não fugir de casa

Não existe uma maneira fácil de ensinar um cão a não fugir de casa. Imagine-se saindo pela porta em uma manhã e seu cão de repente sai correndo pela porta quase fechada. Talvez ele só quisesse que você ficasse e brincasse, ou pode ter notado um animal pequeno do lado de fora, como um gato ou um esquilo. Alguns cães são naturalmente inclinados a perseguir animais pequenos. Alguns cães são naturalmente inclinados a perseguir animais pequenos. Raças como Fox Terrier ou Jack Russell são típicas caçadoras de portas.

Nesse tipo de situação, você provavelmente correria atrás de seu amigo peludo e tentaria dissuadi-lo da perseguição gritando freneticamente seu nome. Em outra situação, seu cão pode se assustar com ruídos altos, como uma equipe de construção trabalhando perto de sua casa ou talvez fogos de artifício. Então, como você pode manter seu cão seguro em casa e evitar que ele fuja?

1. Um cão cansado tem menos probabilidade de procurar excitação fora do conforto de sua casa. A atividade física regular e os brinquedos de quebra-cabeça podem ajudar a evitar o tédio. Verifique as recomendações da Rover sobre brinquedos de quebra-cabeça.

2. Certifique-se de que haja pelo menos uma porta fechada entre você e seu cão quando sair de casa. Isso dificultará que seu amigo peludo saia pela porta da frente quando você estiver saindo. Se você gosta de deixar seu cão brincando no quintal, certifique-se de que ele esteja devidamente cercado e que não haja buracos ou pontos fracos a serem explorados.

Se o seu cão for particularmente atlético e bom em pular cercas, talvez você queira instalar extensões do "Dog Proofer" ou soluções semelhantes. Observe que, se o cão não estiver suficientemente estimulado mentalmente, entediado ou não tiver um escape para a energia, ele poderá tentar escapar do pátio cercado. Tente resolver os motivos subjacentes ao comportamento dele antes de pagar por extensões de cercas

3. Supervisione o tempo que ele passa ao ar livre e use uma coleira longa enquanto o treina em "Recall". Monitore o comportamento dele do lado de fora e veja se há brechas em potencial na cerca que o cão possa explorar mais tarde. Se houver animais pequenos nas proximidades, veja como o cão reage à presença deles. Talvez seja necessário treinar mais o cão com a coleira antes de permitir que ele ande livremente pelo quintal e que caminhe livremente em um ambiente público.

Quais raças são mais propensas a correr e pular

As raças comumente usadas em competições de agility e aquelas associadas ao pastoreio são normalmente as mais propensas a pular, correr e tentar fugir. Raças de cães como Border Collie, Malinois Belga, Pastor Australiano, Jack Russell Terrier, Vizsla e até mesmo o Poodle Standard podem ser consideradas de alto risco de fuga.

Você provavelmente já viu vídeos cativantes on-line de Malinois Belga pulando alto, escalando paredes e até mesmo dando saltos longos impressionantes. Em média, eles podem saltar verticalmente até 1,8 metro, e alguns indivíduos são conhecidos por saltar alturas de até 2,4 metros. Sua agilidade e força os tornam populares em funções como a polícia e o trabalho militar, onde essas habilidades são altamente valorizadas. Recomendamos a leitura de "The Total Guide On How High A Belgian Malinois Can Jump" (O guia completo sobre a altura que um Malinois Belga pode saltar), de Stacie Reed.

Conclusão

Mesmo que seu cão não tenha muita energia e seja muito atlético, você deve investir bastante tempo treinando-o, brincando com ele e mantendo-o entretido. Isso o ajudará a associar sua casa a experiências positivas e diminuirá a probabilidade de ele querer ir embora. Criar um vínculo forte com seu cãozinho levará tempo, portanto, cautela, paciência e dedicação valerão a pena.